Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O IBFLORESTAS defende a prática de PSA aos agricultores em regiões de relevância ecológica

O Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) é emergencial para o desenvolvimento de projetos socioambientais, principalmente em regiões com IDH baixo, gerando a necessidade de elaborar uma estratégia que considere as demandas sociais e estabeleça critérios efetivos para a proteção dos recursos naturais.

O Brasil ainda está sem condições de avançar na recuperação e proteção de suas florestas através dos mecanismos de financiamentos atuais. As decisões tomadas no acordo sobre o clima requerem ações imediatas para viabilizar o Pagamento de Serviços Ambientais para agricultores/ Prestadores de Serviços Ambientais.

Esta alerta é mundial e já desperta investimentos externos em projetos socioambientais, que coloca como prioridade a elaboração de modelos de projetos socioambientais que mitiguem falhas do modelo de crescimento econômico mundial.

Em outubro o IBFLORESTAS iniciou um projeto de captação de recursos através de trabalhos voluntários voltados ao avanço nas pesquisas e desenvolvimento de Planos de Negócios para Pagamentos de Serviços Ambientais através da união de vários prestadores deste tipo de serviço. Acreditamos que é decisivo para que tenha uma vontade política para desenvolver ações pontuais em projetos socioambientais locais visando proteção das florestas e a geração de emprego e renda para as comunidades.

Higino Aquino – Diretor de Desenvolvimento Institucional do IBFLORESTAS